Curti o vídeo "Como os prazeres imediatos estão destruindo sua autoestima", e o que você acha?

E o vídeo de hoje é: Como os prazeres imediatos estão destruindo sua autoestima



Teve um momento da minha vida que eu percebi que estava trocando, ou sacrificando dá pra se dizer, o orgulho que eu sentia por mim por prazeres imediatos. Deixa eu explicar. Imagina que é fim do dia. Você está ou no sofá, ou em frente ao computador mexendo nas redes sociais. Após alguns minutos vendo fotos de pessoas muito bonitas em lugares que deve ser muito legal de conhecer e vídeos de pessoas de sucesso contando a história delas te dizendo que você tem um potencial muito maior do que você imagina, um sentimento começa a se formar. É um sentimento bom, uma força, uma energia que te motiva a dar um basta e finalmente entrar na jornada que vai te fazer ter a vida que você sempre quis. Mas, pera... Isso foi há meses atrás... Quando você tomou a decisão de mudar e começou com um novo estilo de vida. Tentou implementar novos hábitos, se organizar melhor, trabalhar de forma mais eficiente... Só que por algum motivo, poucas coisas mudaram efetivamente e você voltou para uma rotina muito similar a que você estava antes. Agora, quando você está passando pelas redes sociais, o sentimento que vem não é mais o de motivação... É o de culpa... Pois você sabe que não está fazendo o que precisa ser feito para ser mais eficiente, produtivo e, consequentemente, ter os resultados que você quer. É exatamente dessa maneira que eu me sentia. Por muito tempo. Vamos chamar isso de O Cansado de Tentar. O Cansado de Tentar é aquela pessoa que já tentou mudar, mas alguma coisa aconteceu que fez ela voltar para como estava antes. Hoje, ela se sente presa nessa situação de autocobrança e culpa porque uma de duas coisas acontecem: Ou algo acontece que faz com que ela tenha um pico de motivação e decide tentar mudar de novo. Só que como isso vem de um pico de motivação, ela se deixa levar e se compromete com uma mudança muito maior do que ela consegue dar conta, então não consegue sustentar essa mudança, se frustra, abandona o processo e volta para a estaca zero. Já segunda situação que pode estar acontecendo é que, pra não ter que encarar esse sentimento de insatisfação com a situação que ela se encontra, junto com o cansaço de tentar, busca uma fuga em coisas que vão distrair a atenção dela... vídeos no youtube, redes sociais, jogos, séries... ou seja, prazeres imediatos. Só pra ficar claro, não estou dizendo que o lazer é algo ruim, mas tem uma grande diferença de tu ir pro lazer com o sentimento de merecimento e aproveitar ele, de ir pro lazer como uma fuga dos teus problemas. Era assim que eu me sentia... Trabalhava e me esforçava, só que no meio do dia eu já estava estressado e cansado. Então era muito mais fácil fugir para um prazer imediato, puxando o celular para ver alguma coisa e me perder nas redes socias, do que seguir me esforçando no que eu sabia que precisava fazer, mas... Ao final do dia, quando olhava para tudo o que eu queria ter feito e não consegui, me sentia culpado e com raiva de mim mesmo. Até que eu percebi uma coisa. Que boa parte do meu cansaço e estresse, era proveniente da minha autocobrança. De eu não estar satisfeito com o que eu estava executando no dia. De eu não estar fazendo aquilo que eu sabia que tinha que fazer. Com isso, o descanso não era aproveitado... assim eu não conseguia aliviar o estresse acumulado nem recuperar as energias para o dia seguinte, o que virava uma bola de neve. Destruindo sua autoestima. Autoestima destruída. Então eu tive a realização: Eu prefiro estar cansado e orgulhoso, do que cansado e estressado. Só que dessa vez eu não iria me comprometer com uma mudança da noite pro dia, eu iria focar no processo de melhora. É isso que chamamos de Foco no Processo. O garyvee, um dos maiores empreendedores do mundo, também defende isso. Foco no processo é você colocar a sua atenção e esforço no processo de melhora em si ao invés de no resultado final. Fazendo isso você diminui a autocobrança e a ansiedade, desenvolve mais clareza do que você precisa melhorar primeiro, ou seja, os maiores gargalos da sua procrastinação, e consequentemente consegue evitar mais vezes as fugas para os prazeres imediatos… Dessa forma ao fim do dia o sentimento é de orgulho pelo seu progresso ao invés da culpa por ter continuado na mesma. Para colocar isso em prática, comece a anotar, seja num papel ou em uma planilha, o que você está fazendo no seu dia, como um mapeamento do que está verdadeiramente acontecendo, dados que representam a realidade. Ao final do dia, olhe para o que você fez e veja qual é a pequena melhora que você pode fazer para o dia seguinte. Recomendo fazer a mesma análise para a semana como um todo. Sempre focando em um progresso sustentável, ou seja, pequenas melhorias que você consegue dar conta. ------------- Se você quer método comprovado para gerenciar seu tempo com eficiência, clica no link abaixo ⤵ @Mentoria Titã
Caso queiram assistir no YouTube clique aqui

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog